Intervenções do professor no processo inicial de
construção do conceito de número
A matemática está presente
na nossa vida, utilizamos os números em diferentes funções do dia a dia, nas
mais variadas formas. E mesmo sendo muito útil, é uma disciplina que na vida
escolar, muitos alunos apresentam dificuldade no processo de ensino
aprendizagem. Essa dificuldade não pode ser atribuída somente aos alunos, mas a
metodologia e os conteúdos que são embasados em sua maioria de regras e
problemas, que não apresentam sentido e significado em decorar tais regras. Mas
sim que haja compreensão de como alcançar tal resultado.
É preciso quebrar esse
paradigma e incutir nas crianças que aprender matemática pode ser simples, divertido
e significante.
No processo inicial da construção conceitual
do número, o professor deve fazer intervenções para que a matemática se torne objetiva,
clara e significativa para o aluno.
Antes de ingressar na educação infantil as
crianças são estimuladas a enumerar, quantificar e organizar elementos. O papel
do professor é transformar esses pré-conceitos em conceitos, essa fase de
aprendizagem é muito importante, nessa fase a criança aprende na interação com
o outro, para isso, é relevante propiciar atividades relacionadas às vivências
dos alunos, partindo de situações concretas. Através de atividades lúdicas, utilizando
materiais concretos que possam sentir tocar e ver, jogos, brincadeiras e
histórias que relacionem pequenas quantidades ou números.
As atividades
precisam ser desafiadoras, através de propostas situações problemas que levem
os alunos a estabelecer relações para construir novos conhecimentos.
O professor deve usar diversificadas metodologias para
ensinar a importância da matemática na escola e fora da escola, estimulando e
oportunizando à criança a descobrir os números.
O jogo pedagógico é um grande facilitador, no processo de
construção do conceito de número, vivenciar jogos e atividades que envolvem
regras e comandos contribui para que a criança se discipline organize seu
pensamento e suas atitudes.
Enfim o sucesso no
ensino-aprendizagem, neste processo inicial de construção de conceito de número,
deve estar atrelado a intervenções planejadas, a uma prática criativa,
inovadora e observadora, que valorize e respeite a singularidade de cada criança.
Deve fundamentar-se no interesse e na necessidade
do aluno, a parti do seu conhecimento prévio, estimular e promover de forma
divertida e significativa, novas descobertas de acordo com o estágio de
desenvolvimento de cada um, através de atividades que envolvem classificação,
seriação e quantificação, pois são estímulos para os alunos construírem seu
próprio conceito inicial sobre os
números.
Referências:
RAMOS, Luiza Faraco. Conversas sobre números,
ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos
primeiros anos. –São Paulo: Ática, 2009.
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