Objetivos

Este Blog tem como objetivo divulgar textos, vídeos e fotos que instruam e estimulem professores a ensinar matemática de forma divertida e relevante.
Com a finalidade de levarem seus alunos a apaixonarem-se pela matemática.

"Só desperta paixão por aprender quem tem paixão por ensinar"
Paulo Freire

Construção do Conceito de Números


 
Intervenções do professor no processo inicial de construção do conceito de número
 

A matemática está presente na nossa vida, utilizamos os números em diferentes funções do dia a dia, nas mais variadas formas. E mesmo sendo muito útil, é uma disciplina que na vida escolar, muitos alunos apresentam dificuldade no processo de ensino aprendizagem. Essa dificuldade não pode ser atribuída somente aos alunos, mas a metodologia e os conteúdos que são embasados em sua maioria de regras e problemas, que não apresentam sentido e significado em decorar tais regras. Mas sim que haja compreensão de como alcançar tal resultado. 

É preciso quebrar esse paradigma e incutir nas crianças que aprender matemática pode ser simples, divertido e significante.

 No processo inicial da construção conceitual do número, o professor deve fazer intervenções para que a matemática se torne objetiva, clara e significativa para o aluno.

 Antes de ingressar na educação infantil as crianças são estimuladas a enumerar, quantificar e organizar elementos. O papel do professor é transformar esses pré-conceitos em conceitos, essa fase de aprendizagem é muito importante, nessa fase a criança aprende na interação com o outro, para isso, é relevante propiciar atividades relacionadas às vivências dos alunos, partindo de situações concretas. Através de atividades lúdicas, utilizando materiais concretos que possam sentir tocar e ver, jogos, brincadeiras e histórias que relacionem pequenas quantidades ou números.

            As atividades precisam ser desafiadoras, através de propostas situações problemas que levem os alunos a estabelecer relações para construir novos conhecimentos.

           O professor deve usar diversificadas metodologias para ensinar a importância da matemática na escola e fora da escola, estimulando e oportunizando à criança a descobrir os números.

           O jogo pedagógico é um grande facilitador, no processo de construção do conceito de número, vivenciar jogos e atividades que envolvem regras e comandos contribui para que a criança se discipline organize seu pensamento e suas atitudes.

Enfim o sucesso no ensino-aprendizagem, neste processo inicial de construção de conceito de número, deve estar atrelado a intervenções planejadas, a uma prática criativa, inovadora e observadora, que valorize e respeite a singularidade de cada criança.

 Deve fundamentar-se no interesse e na necessidade do aluno, a parti do seu conhecimento prévio, estimular e promover de forma divertida e significativa, novas descobertas de acordo com o estágio de desenvolvimento de cada um, através de atividades que envolvem classificação, seriação e quantificação, pois são estímulos para os alunos construírem seu próprio conceito inicial  sobre os números.

 

Referências:

 RAMOS, Luiza Faraco. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. –São Paulo: Ática, 2009.

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