A construção conceitual das operações
Depois
de muitos anos vivenciando situações que envolvem matemática, percebe-se que a
mesma faz parte do nosso cotidiano, e sempre estamos diante de questões como:
acrescentar, retirar, completar, combinar etc. Portanto a matemática deve ser
apresentada à criança de uma forma que ela possa atribuir sentido e
significado, ou seja, baseado nas suas vivências.
Apresentaremos
algumas situações do nosso cotidiano, na qual as operações matemáticas são
utilizadas.
1-
Ao acordar, olhar no relógio para aferir
quanto tempo falta para a aula de natação.
2- Comprar figurinha para adicionar ao álbum,
contando quantas utilizei, número de repetidas e quantas faltam para completar o álbum.
3-
Lista de supermercado, fazer
por quantidade e somar total para transformar em valor real.
4-
Verificar boletos bancários e descontos
concedidos.
5-
Observar a km (40, 60, 80 ) permitida para
trafegar nas avenidas.
6-
Cálculo de despesas fixas mensalmente (água,
luz, telefone, feira...)
7-
Quantos
dias faltam para as férias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário