Objetivos

Este Blog tem como objetivo divulgar textos, vídeos e fotos que instruam e estimulem professores a ensinar matemática de forma divertida e relevante.
Com a finalidade de levarem seus alunos a apaixonarem-se pela matemática.

"Só desperta paixão por aprender quem tem paixão por ensinar"
Paulo Freire

A História da Matemática

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
   A matemática foi construída no decorrer da história da humanidade, dando origem às ideias que formam nossa cultura com seu desenvolvimento.
 
 
  A matemática é uma ciência exata considerada complexa, mas foi criada para resolver problemas de forma prática e para determinar o possível e o impossível nas questões que envolvem a lógica e precisam do raciocínio.
  Foi inicialmente usada como forma de comunicação para realizar comercializações por nossos antepassados que usavam princípios básicos, como a contagem que foi evoluindo novas técnicas com o passar do tempo.
A matemática nos acompanha em todos os momentos de nossas vidas:
Na medição do tempo;
Na nossa posição no universo;
No mapeamento da terra, etc.
  
    Desde as primeiras invenções do homem até as tecnologias mais avançadas, a matemática está presente.
 
 
 
   Os primeiros passos do homem na jornada da matemática, foram dadas pelas culturas antigas que criaram a linguagem básica dos números e dos cálculos:
Egito;
Mesopotâmia;
Grécia.
 
  Na pré-história, os homens que viviam em cavernas usavam os dedos das mãos combinados com os dedos dos pés para fazerem contas.
 
 
 
 
  As civilizações antigas mesopotâmia sofreram diversas invasões, com isso, trouxe para a cultura desses povos muito conhecimento.
  O sistema numérico tinha como base o valor sessenta e até hoje temos a influência desse sistema em nossas unidades de tempo e medida de ângulos.
  Os egípcios tinham interesse pela astronomia e estabelecer um calendário solar:
 
 
  Foram encontrados textos matemáticos escritos em papiros, no qual haviam métodos de multiplicação e de divisão dos egípcios, que usavam um sistema de numeração de agrupamento simples com base 10.
  A matemática teve início na Grécia por Tales e Pitágoras, que viajaram para o Egito e para a Babilônia e fizeram algumas descobertas. Os gregos tornaram a matemática uma ciência e utilizavam métodos específicos para calcular.
  O oriente contribuiu muito para grandes descobertas matemáticas que geraram transformações no ocidente, criando assim o mundo moderno.
 
 
  Os chineses tinham um sistema numérico simples, usavam gravetos para representar os números de 1 a 9, colocados em colunas que indicavam unidades, dezenas, centenas, milhares e assim por diante, da mesma forma com a qual chamamos de sistema de casas decimais. A escrita dos números era feita por símbolos especiais, mas não tinham o conceito do número zero.
  Na índia, o sistema numérico foi aperfeiçoado e além disso, os indianos criaram um número que eles apresentaram ao mundo: o zero. Eles também geraram números negativos através dos cálculos com o número zero, pois pensavam nos números com a visão abstrata.
  Com o império islâmico, introduziu-se conceitos que deram reconhecimento aos numerais Indus, revolucionando a matemática e a ciência. Também criaram a álgebra que fundamenta a maneira como os números funcionam explicando padrões que existem no comportamento dos números.
  Enquanto o oriente avançava nos estudos e descobertas da matemática, a Europa ficou estagnada. Somente no século XIII, liderada pela Itália, a Europa começou a explorar e trocar informações com o oriente, o que trouxe a expansão do conhecimento oriental para o ocidente.
 
 
FIM.

2 comentários: