A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
A matemática foi construída no
decorrer da história da humanidade, dando origem às ideias que formam nossa
cultura com seu desenvolvimento.
A matemática é uma ciência exata considerada
complexa, mas foi criada para resolver problemas de forma prática e para
determinar o possível e o impossível nas questões que envolvem a lógica e
precisam do raciocínio.
Foi inicialmente usada como forma de
comunicação para realizar comercializações por nossos antepassados que usavam
princípios básicos, como a contagem que foi evoluindo novas técnicas com o
passar do tempo.
A matemática nos acompanha em todos os
momentos de nossas vidas:
•Na medição do tempo;
•Na nossa posição no universo;
•No mapeamento da terra, etc.
Desde
as primeiras invenções do homem até as tecnologias mais avançadas, a matemática
está presente.
Os
primeiros passos do homem na jornada da matemática, foram dadas pelas culturas
antigas que criaram a linguagem básica dos números e dos cálculos:
•Egito;
•Mesopotâmia;
•Grécia.
Na
pré-história, os homens que viviam em cavernas usavam os dedos das mãos
combinados com os dedos dos pés para fazerem contas.
As
civilizações antigas mesopotâmia sofreram diversas invasões, com isso, trouxe
para a cultura desses povos muito conhecimento.
O
sistema numérico tinha como base o valor sessenta e até hoje temos a influência
desse sistema em nossas unidades de tempo e medida de ângulos.
Os
egípcios tinham interesse pela astronomia e estabelecer um calendário solar:
Foram
encontrados textos matemáticos escritos em papiros, no qual haviam métodos de
multiplicação e de divisão dos egípcios, que usavam um sistema de numeração de
agrupamento simples com base 10.
A matemática teve início na Grécia
por Tales e Pitágoras, que viajaram para o Egito e para a Babilônia e fizeram
algumas descobertas. Os gregos tornaram a matemática uma ciência e utilizavam
métodos específicos para calcular.
O oriente contribuiu muito para grandes
descobertas matemáticas que geraram transformações no ocidente, criando assim o
mundo moderno.
Os
chineses tinham um sistema numérico simples, usavam gravetos para representar
os números de 1 a 9, colocados em colunas que indicavam unidades, dezenas,
centenas, milhares e assim por diante, da mesma forma com a qual chamamos de
sistema de casas decimais. A escrita dos números era feita por símbolos
especiais, mas não tinham o conceito do número zero.
Na
índia, o sistema numérico foi aperfeiçoado e além disso, os indianos criaram um
número que eles apresentaram ao mundo: o zero. Eles também geraram números
negativos através dos cálculos com o número zero, pois pensavam nos números com
a visão abstrata.
Com o império islâmico, introduziu-se
conceitos que deram reconhecimento aos numerais Indus, revolucionando a
matemática e a ciência. Também criaram a álgebra que fundamenta a maneira como
os números funcionam explicando padrões que existem no comportamento dos
números.
Enquanto
o oriente avançava nos estudos e descobertas da matemática, a Europa ficou
estagnada. Somente no século XIII, liderada pela Itália, a Europa começou a
explorar e trocar informações com o oriente, o que trouxe a expansão do
conhecimento oriental para o ocidente.
FIM.
obrigada.
ResponderExcluirHeheh grande demais não acha não prof hehe😁
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