Objetivos

Este Blog tem como objetivo divulgar textos, vídeos e fotos que instruam e estimulem professores a ensinar matemática de forma divertida e relevante.
Com a finalidade de levarem seus alunos a apaixonarem-se pela matemática.

"Só desperta paixão por aprender quem tem paixão por ensinar"
Paulo Freire

Cálculo Mental

         
          
          A importância do cálculo mental para a construção do conceito de número

          Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática ressaltam a importância de trabalhar situações que desenvolvam o cálculo mental, e sua contribuição para a aprendizagem de conceitos matemáticos.
Os alunos não podem ser privados apenas a utilizarem recursos de cálculos escritos, pois os diferentes procedimentos e tipos de cálculos estabelecem relações entre si.
O cálculo mental permite maior flexibilidade de calcular, maior segurança e consciência na realização e confirmação dos resultados esperados, tornando-se importante no desenvolvimento da autonomia do aluno, na capacidade de enfrentar problemas, resultando assim na construção de uma aprendizagem significativa.
No processo de cálculo mental o aluno tem um papel ativo e criativo na escolha dos caminhos para chegar a um resultado final.
Os procedimentos de cálculo mental baseia-se nas propriedades de sistema se numeração decimal e nas propriedades das operações, colocam em prática diferentes tipos de escrita numérica e diferentes relações entre os números.
No entanto, nas escolas o cálculo mental não é valorizado, o foco continua sendo no ensino da conta armada. Fazer contas de cabeça sempre foi considerado uma estratégia inadequada, porém no nosso cotidiano nos deparamos com situações que, sem o uso do algoritmo, sem lápis e papel, fazemos aproximações, decomposições, aproximamos números e alcançamos o resultado com segurança.
Mesmo antes de ingressar na escola, as crianças trazem consigo uma bagagem de noções sobre numeração, medida, espaço e forma, construído em sua vivência cotidiana, por isso, a relevância do professor considerar o que o aluno já sabe e trazer para sala de aula essas habilidades. Na perspectiva de ampliar esse universo de conhecimentos e estabelecer relações entre o que conhecem e os novos conhecimentos que vão construir.
Sobretudo o professor deve propiciar situações-problema desafiadoras para estimular o raciocínio lógico, sem esquecer que cada criança tem seu ritmo de aprendizagem e devemos respeitá-lo.


Referências:
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf

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