Objetivos

Este Blog tem como objetivo divulgar textos, vídeos e fotos que instruam e estimulem professores a ensinar matemática de forma divertida e relevante.
Com a finalidade de levarem seus alunos a apaixonarem-se pela matemática.

"Só desperta paixão por aprender quem tem paixão por ensinar"
Paulo Freire

Diferentes Tipos de Ábaco

 
O Ábaco
O ábaco é um instrumento muito antigo, provavelmente originado na Mesopotâmia, a mais de 5.500 anos. Ele é formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição (unidades, dezenas, centenas, milhares) e nos quais os elementos de contagem são (fichas, bolas, contas, etc), que deslizam com facilidade. É considerado como uma extensão do ato de contar nos dedos. Seu processo de cálculo usa o sistema decimal, e ainda hoje é utilizado no ensino das operações de somar e subtrair.
Diferentes tipos de Ábaco
 
 
TIPO DE ÁBACO
 
 
MOMENTO HISTÓRICO DE SURGIMENTO
 
 
UTILIDADES PARA A HUMANIDADE
 
Ábaco Mesopotâmico
 
 
O ábaco Mesopotâmico foi criado por volta de 2400 a.C.  Era constituído por uma pedra lisa coberta por areia ou pó. Palavras e letras eram desenhadas na areia;
Os números eram eventualmente adicionados e bolas de pedra eram utilizadas para ajuda nos cálculos
 
Ábaco Babilônico
 
 
Os babilônios começaram a utilizar o ábaco por volta de 2700-2300 a. C.
Era utilizado para fazer operações e subtração com sistema numérico sexagesimal (base 60).
 
Ábaco Grego
 

O ábaco mais velho descoberto em 1946 era feito de mármore de 149 cm, 75 cm de largura e de 4,5 cm de espessura ou eram feitos de madeira  com linhas paralelas pintadas ou vazadas
Com cinco grupos de marcação era um dispositivo com objetivo de facilitar cálculos matemáticos que seriam complexos para se fazer mentalmente, onde se deslocavam as contas, eram chamados pelos gregos de abakion.
 
Ábaco Romano
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Surgiu na antiga mesopotâmia por volta de 3500 a.C.
O método de cálculo na Roma antiga, assim como na Grécia antiga, era mover bolas de contagem numa tábua própria para o efeito. As bolas de contagem originais eram chamadas calculi. Linhas marcadas indicavam unidades, meias dezenas, dezenas, etc., como na numeração romana.
 
Ábaco Indiano
 
 
 

Ele é conhecido também como ábaco de pinos, no século V já gravavam os resultados do ábaco
Nesse ábaco, cada pino equivale a uma posição no sistema de numeração, sendo que o primeiro, da direita para a esquerda representa a unidade, e os próximos representam à dezena, a centena, a unidade de milhar e assim por diante.
 
Ábaco Japonês (Soroban)
 
 

 
 
 
 
 
 
Por volta de 1600 D.C., os japoneses adotaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 e chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930.
Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.
  
Ábaco Chinês (Suanpan)
 
 

O registo mais antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan Pan" que significa "prato de cálculo".
O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como  ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o  ábaco do tipo 1/5,  mais fácil e rápido.Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China exceto nas suas comunidades espalhadas pelo mundo.
 
 
Ábaco Maia ou Quipu
 
 
Surgiu em 1800 d.C.
Era feito com cordas de lã ou de algodão com nós representando as unidades, dezenas e assim por diante.
Usado para contas e registros de números.
 
Ábaco Russo (Tschoty)
 
 
O ábaco russo, inventado no século XVII.
Ele opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais. As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas.
 
Ábaco Asteca
 
 

 
 
De acordo com investigações recentes, ó ábaco Asteca (Nepohualtzitzin), terá surgido entre 900-1000 D.C.   As contas eram feitas de grãos milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira.
Composto por 7 linhas e 13 colunas. Pois os números 7 e 13 são números muito importantes na civilização asteca.
O número 7 é sagrado, o número 13 corresponde  à contagem do tempo em períodos de 13 dias.
 
 
Ábaco Aberto ou Escolar
 

 
 
Utilizado atualmente no âmbito escolar como uma ajuda ao ensino do sistema numérico e da aritmética. Os alunos podem aprender a usar o ábaco para contar e registrar quantidades.
Baseado no nosso sistema de numeração com base 10 cada bola e cada fio têm exatamente o mesmo valor e, utilizado desta maneira, pode ser utilizado para representar números acima de 100. A vantagem educacional mais significante em utilizar um ábaco é poder  levar o aluno a refletir sobre o valor posicional e as regras de representação SND.
 
Sugestões de Atividades com Ábaco 
Atividade 1:

Fazendo experiências no ábaco para o processo de construção das operações de adição e subtração.

Realize no ábaco o que é pedido descrevendo cada procedimento realizado. (Lembre-se que todos os procedimentos devem ser realizados da direita para a esquerda).



A) Retire uma unidade. Quanto ficou?

B) Retire uma unidade. Quanto ficou?
C) Retire uma unidade. Quanto ficou?
D) Acrescente uma unidade. O que aconteceu?
E)  Acrescente uma unidade. Qual o total?
F) Acrescente uma dezena. E agora o eu aconteceu?
G) Acrescente uma unidade. Qual o total? O que foi preciso fazer?
 

 

Atividade 2:
No Ábaco abaixo, Cristina representou um número.
 
Qual foi o número representado por Cristina?
(A) 1.314
(B) 4.131
(C) 10.314
(D) 41.301
 
 
Atividade 3:
 
Reconhecer a composição de números naturais.
 
Um garoto completou 1.960 bolinhas de gude em sua coleção. Este número é composto de:
 
(A) 1 unidade de milhas, 9 dezenas e 6 unidades.
(B) 1 unidade de milhar, 9 centenas e 6 dezenas.
(C) 1 unidade de milhar, 60 unidades.
(D) 1 unidades de milhar, 90 unidades.
 
Atividade 4:
 
JOGO QUE FACILITA A COMPREESÃO DA TROCA


  • Cada grupo terá um ábaco.
  • Cada jogador, na sua vez, joga o dado e compra tantas contas quantos forem os pontos obtidos no dado, colocando-os na haste da unidade. Cada vez que completar 10 unidades, retira as contas e coloca 1 na haste das dezenas. Feitas as trocas correspondentes, passa o ábaco para o próximo jogador.
  • Ganha aquele que primeiro colocar 1 conta na haste da centena.
Jogue várias partidas  até que perceba que os alunos compreenderam as regras de colocação de contas no ábaco.


Perguntas desafiadoras para que a criança reflita sobre as possiblidades de representação do número no ábaco:


  • Qual o total de pontos representados no ábaco?
  • Qual a função do zero que aparece na unidade?
  • Qual a função do zero que aparece na dezena?


Um comentário:

  1. Com ajuda desses ábacos, conseguimos desenvolver nessedia 20 de outubro de 2017, uma pequena amostra de conhecimento, desenvolvido pelos alunos do 3º ano A e Se Liga da Escola Joaquim Vicente Rondon de Jacy-paraná, RO.
    ss

    ResponderExcluir